Páginas

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Lançamento editora Ground: Yoga para Crianças

Yoga para Crianças: Kriyas, Pranayamas, Brincadeiras com Ásanas, Método Livre Progresso e Estórias da Mitologia Hindu
Com uma linguagem clara e fluída, Yoga para Crianças traz de maneira agradável e lúdica os fundamentos do Yoga para crianças, apresentando um fértil e criativo campo ao abordar as atividades técnicas do Yoga voltadas para o pequeno público. O livro contém exercícios e estórias infantis, explicações fisiológicas dos benefícios do Yoga e uma introdução com referências históricas e mitológicas das técnicas.

São descritos de modo completo 38 exercícios de posturas (ásanas), respiração (pranayamas) e purificação (kriyas) em forma de brincadeiras, aliadas a histórias da mitologia hindu, que garantem o sucesso de uma aula de Yoga. Um capítulo é dedicado a um método desenvolvido especificamente para o trabalho com crianças que pode ser usado em escolas infantis, ONGs e entidades que trabalhem com crianças. O livro também oferece apoio pedagógico para os Instrutores e estimula a reflexão do ponto de vista filosófico na aplicação das técnicas do Yoga.

No Brasil, o Yoga já é incluído na lista de terapias alternativas criada para a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS, que tem como diretriz a implementação de terapias alternativas na rede pública de saúde. Um dos objetivos do núcleo de apoio de práticas integrativas (NAPI) é a participação ativa do usuário no processo de superação de doenças, por meio do autoconhecimento e do autocuidado. Este livro pretende despertar o interesse pela prática do Yoga em professores, pais e crianças, e ser um apoio para os profissionais de Yoga que procuram formas didáticas diferentes para suas aulas. É apresentado de forma leve, com imagens alegres de posturas de Yoga e deuses hindus, pintados em aquarela. As práticas apresentadas podem ser misturadas de modo preferencial e têm a finalidade de estimular a criatividade para novas práticas do próprio professor. O livro ainda contém 35 aquarelas exclusivas criadas pelo artista plástico Winfried Brand. Livro gentilmenete cedido por: www.ground.com.br

Depoimento:

Minha experiência profissional como professor de Yoga há mais de trinta anos é altamente gratificante no que se refere ao contato com os pequeninos, pois no dia a dia observo que eles vão se identificando com a Natureza, num processo de harmonização e integração. Trabalhei com crianças consideradas hiperativas, rebeldes ou problemáticas e o resultado obtido com todas foi tão positivo que médicos, psicólogos e educadores que acompanharam este processo começaram a indicar, para seus pacientes e alunos, a prática do Yoga. Afinal, os sábios ensinam que é mais fácil educar uma criança do que consertar um adulto, e a experiência milenar do Yoga tem mostrado que métodos científicos absolutamente simples, aprovados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), podem contribuir muito para a melhoria da qualidade de vida da humanidade.
Horivaldo Gomes
Fundador e Presidente da Associação Nacional de Yoga Integral (ANYI)

----------------------------------
Autor: Heike Brand
Ilustração: Winfried Brand
Tema: Yoga
Páginas: 120
ISBN: 978-85-7187-226-4
Preço: R$39,00

Nenhum comentário: