Páginas

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Filme "Paulo Moura - Alma Brasileira"


Documentário escrito por Eduardo Escorel traz história do músico Paulo Moura



Estreia "Paulo Moura - Alma Brasileira", um documentário que apresenta uma grande força de resgate da história deste músico brasileiro. A vida e, sobretudo, a obra do clarinetista, compositor, saxofonista e arranjador paulista Paulo Moura (1932- 2010). Trabalho maravilhoso de Escorel que sobrevive ao desafio de ter que encarar a morte de seu protagonista logo no começo. O filme estréia em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Curitiba.

A falha fica por conta de falta de imagens mais exclusiva. Muitas imagens foram inacessíveis - como as de um último sarau promovido pelo músico, filmadas por Escorel, no hospital, cuja utilização a viúva de Moura, Halina Grynberg, não autorizou.

No entanto, o documentarista, no entanto, compensa a ausência com inúmeras outras gravações, algumas inéditas, obtidas em diversas fontes, que permitem assinalar com bastante propriedade a trajetória do músico. "Paulo Moura - Alma Brasileira" se vale da música composta e executada pelo artista para delinear sua estatura profissional, que lhe valeu um Grammy em 2000 e uma nova indicação, em 2008.

Imagens colhidas Lagos, Berlim, Montreux e Telaviv, e também em parcerias ao vivo, com colegas como o violonista Yamandu Costa, mostram a impressionante internacionalização de Moura.

A parte antológica como a participação do músico na célebre noite de lançamento da Bossa Nova no Carnegie Hall, em novembro de 1962, a convite de Sérgio Mendes, ao lado de Tom Jobim, João Gilberto e tantos outros.

Nenhum comentário: